O Serviço Autônomo de Água e Esgoto continua com ações de fiscalização e sinalização de diversos pontos no município, visando coibir o descarte irregular e o acúmulo de resíduos depositados em determinados pontos do município.
Dentre as ações implementadas a retirada de containers da Rua Bueno Brandão parte baixa esquina com a Travessa João Carlos Belo Lisboa. O local, que possuía 2 containers era ponto de descarte irregular de resíduos em qualquer dia e hora, sem obedecer as normas de coleta, provocando transtornos aos pedestres que passavam pelo local.
Segundo Marcos Vinicius Sabino, Fiscal do SAAE, a orientação aos moradores e comerciantes é que o descarte ocorra em frente seus estabelecimentos e/ou residências uma hora antes do horário estabelecidos pelo SAAE Viçosa.
O local acumulava lixo pelo mau uso dos containers. Além de limpo, agora recebeu um jardim e uma placa de sinalização.
Diversas ruas do Bairro Novo Silvestre também receberam a roçagem mecanizada dos terceirizados pelo SAAE.
Ruas do centro recebem a roçagem mecanizada.
Nesta semana (dia 27) a Autarquia retirou outros containers das ruas, que serviam para o descarte em qualquer horário, o que não é permitido. Desta vez, a retirada ocorreu nas Avenidas Olivia de Castro, Brasília e Bruno Martinho e nas ruas Rui Barbosa, Goiânia, Rua Brasiliana, todas no bairro de Fátima.
Através do rádio, o SAAE informou aos usuários que a previsão de coleta naquela localidade é às 09:00h da manhã, que os usuários têm que descartar o lixo em frente as suas residências devidamente embalado, uma hora antes do horário previsto para a coleta, ou seja, até às 08:00h da manhã.
“O SAAE vai recolher o lixo depositado em frente às residências no horário previsto e prestar um serviço de coleta com eficiência à população.” Afirmou Rodrigo Cardoso, Diretor de Limpeza Pública e Gestão de Resíduos Sólidos.
Desde 2018, o SAAE vem implantando um novo modelo de coleta e transbordo dos resíduos sólidos do município, cuja retirada gradativa dos containers faz parte desta estratégia. Segundo a Autarquia, locais onde há containers o lixo é descartado a qualquer hora do dia, trazendo transtornos à população e a Autarquia.
Fonte: Assessoria de Comunicação – SAAE Viçosa