As obras de reforma do reservatório de água tratada de 1000m³ da ETA-II, foram necessárias após monitoramento e diagnóstico da equipe técnica sobre as condições estruturais deste, demandando um reforço estrutural de parte da fundação em concreto armado.
O reservatório construído no ano de 1994 tem a função de reservar a água tratada pela ETA II – Violeira e distribuí-la por gravidade para a população. Atualmente, aproximadamente 80% da água tratada distribuída à população para o abastecimento passa por este reservatório.
Foto 1 – Romeu Souza da Paixão, Diretor Presidente do SAAE e o assessor técnico da Diretoria de Engenharia e Manutenção, Lucas Santana Lopes, conferem os tubulões.
Segundo o Diretor de Engenharia e Manutenção da Autarquia, Diogo Rezende, a partir do diagnóstico da Diretoria de Engenharia e Manutenção foi elaborado um projeto de reforço da fundação do reservatório, do tipo “fundação profunda”, onde “os tubulões visam reforçar a fundação e a estabilidade do terreno.” Afirmou Rezende.
Foto 2 – Os engenheiros civis, Romeu Souza da Paixão (camisa rosa) e Diogo Rezende (camisa vermelha), respectivamente, Diretor Presidente e Diretor de Engenharia e Manutenção da Autarquia, vistoriam as obras de reforma do reservatório.
Foto 3 – O engenheiro civil e assessor técnico da Diretoria de Engenharia e Manutenção, Lucas Santana Lopes, informou ainda que os tubulões são executados com concreto estrutural de resistência 20 MPA, sendo realizado o controle tecnológico através do ensaio de resistência a compressão aos 28 dias.
Esta semana (18 a 23 de fevereiro), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, informou que em função das obras no reservatório de 1 milhão de litros água da ETA II – Violeira, foram necessárias manobras técnicas que podem prejudicar o abastecimento de água, pedindo à população que planeje o consumo e utilize somente o necessário durante o período informado.
A empresa contratada para a obra foi a PROPLANO ENGENHARIA LTDA – ME, através do processo licitatório nº 005/2019, contrato nº 004/2019, com previsão de execução em 90 (noventa), portanto o término previsto na primeira quinzena de maio de 2019.
Fonte: Assessoria de Comunicação – SAAE Viçosa