O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, através de empresa contratada, realizou a revegetação dos taludes no entorno das obras de ampliação da ETA-II Violeira e do reservatório de 3 milhões de litros, sendo parte importante do processo, pois os taludes sem a devida recomposição vegetal podem sofrer erosão.
A técnica usada é a hidrossemeadura, onde a revegetação do solo é realizada através da aplicação hidromecânica de uma massa pastosa composta por fertilizantes, sementes, camada protetora, adesivos e matéria orgânica, sendo que cada solo demanda uma combinação diferente de substâncias e matéria orgânica. Lançada por um jato de alta pressão, essa massa adere e cola na superfície do terreno, formando uma camada protetora que fixa as sementes e demais componentes. Já a biomanta funciona como escudo provisório contra a ação das intempéries (sol, chuva, ventos, etc) até a efetiva fixação da vegetação.
Revegetação dos taludes no entorno do reservatório de 3 milhões de litros. A biomanta sendo desenrolada manualmente e posicionada no solo. Este trabalho é fundamental para o sucesso da técnica utilizada.
A técnica de revegetação utilizada no entorno da ETA-II Violeira e do reservatório de 3 milhões de litros foi dividida em três etapas:
– preparação da terra e do relevo do local e coveamento, que remove a camada oxidada do solo e aumenta a rugosidade do terreno fazendo com que as sementes se fixem de forma mais eficaz;
– as sementes são devidamente introduzidas no solo por hidrossemeadura, usando um composto de celulose e outros componentes, semeados através maquinário próprio;
– cobertura antierosiva com uma camada de de fibra de côco, chamada de biomanta – fibras de côco costuradas formando uma trama resistente e protegida por redes de polipropileno ou juta, que permite uma vida útil suficiente para vários ciclos de germinação – que apresentam os melhores resultados nos quesitos custo, tempo de resposta e biodegrabilidade, para o tipo de talude revegetado.
Revegetação dos taludes no entorno do filtro e dos floculadores, construídos nesta fase de ampliação da Estação de Tratamento de Água da Violeira, ETA-II.
A empresa ganhadora do processo licitatório nº 013/2020, pregão presencial nº 012/2020, responsável pelos serviços foi a Defesa Florestal Ltda., com sede em Belo Horizonte, para a revegetação de 1.397m² de encostas, sendo o valor de R$ 23.62m², num valor total do serviço de R$32.997,14 (Trinta e dois mil, novecentos e noventa e sete reais e quatorze centavos). A ordem de serviço foi dada para iniciar os serviços no dia 03/06/2020 com previsão de término em 60 dias.
O reservatório de 3 milhões de litros, localizado no bairro João Brás, ao lado do Condomínio Vale das Acácias, faz parte das obras de ampliação do sistema de reservação de água do Município. O reservatório irá aumentar em 62% a capacidade de armazenamento de água, considerando também o reservatório de 500 mil litros do Bairro Bom Jesus.