O CISAB-ZM realizou na última sexta (20) de forma híbrida, o quarto e último módulo do Curso de Implementação do e-Social em Órgãos Públicos que vinha sendo realizado desde novembro do ano passado. O último módulo, tratou sobre o envio das informações de Eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST), que terá o início da sua obrigatoriedade a partir do dia 11 de julho deste ano.
A realização do curso se deu através da Escola de Saneamento do CISAB, em parceria com a AMM (Associação Mineira de Municípios) e foi ministrado pela professora Andréa Lacerda. O curso cumpriu sua intenção de explicar de forma didática o funcionamento dessa nova ferramenta a 23 municípios inscritos, com sua programação que abrangeu todas as fases do e-Social de acordo com o cronograma de obrigatoriedade de envio das informações. Para isso ele se dividiu em quatro módulos: O 1° realizado em novembro, tratou sobre os eventos de tabelas. O 2º realizado em dezembro, foi sobre os eventos não periódicos. Já o 3º módulo do curso, realizado em fevereiro tratou sobre os eventos periódicos. E o 4° e último módulo como dito anteriormente, explicou sobre o envio das informações de Eventos de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST).
Instituído pelo Decreto 8.373, de 11 de dezembro de 2014, o e-Social é uma nova forma de envio de informação ao Governo Federal. Nele, as informações serão compartilhadas entre o Ministério do Trabalho e Emprego, Caixa Econômica Federal, Previdência Social e Receita Federal, unificando o envio de informações em um único documento digital contendo informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias.