Foto: Reunião de abertura da auditoria - SAAE, Raul Soares, 26/10/21.
O CISAB ZM (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata) publicou neste mês de outubro de 2021 seu primeiro relatório de certificação das informações do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). A publicação do relatório habilita o CISAB ZM como agência auditora, com base na metodologia ACERTAR.
As Agências Reguladoras são as responsáveis pela aplicação desta metodologia junto a seus prestadores regulados. Os resultados esperados são:
Promover a confiabilidade das informações é o primeiro passo para um desenvolvimento consciente do setor de saneamento, sem isso a capacidade de efetuar políticas, planejamento, gestão ou regulação com os níveis ideais de qualidade fica limitada.
O CISAB ZM, como agência reguladora, iniciou o trabalho de certificação de seus regulados com equipe própria e o escopo foi o grupo básico de informações conforme exigido no 1° ciclo de atividades.
O primeiro prestador certificado foi o DMAES – Departamento Municipal de Água, Esgoto e Saneamento de Ponte Nova, Minas Gerais. Em fase de revisão temos o relatório do SAAE de Raul Soares/MG e muito em breve será iniciada a auditoria no SAAE de Senador Firmino/MG.
Para o ano de 2021 o CISAB ZM teve como planejamento a conclusão das 3 certificações e para o ano de 2022 vai estender as certificações para toda a área de concessão/atuação dos prestadores regulados.
Para o trabalho inicial, o CISAB ZM promoveu aos servidores das autarquias selecionadas orientação e treinamento online para implementação do 1º ciclo da metodologia de auditoria e certificação dos processos para geração das informações do SNIS, com a utilização da plataforma VamosAcertar!.
O treinamento proporcionou, a cada um dos servidores, a utilização da plataforma online VamosAcertar! onde tiveram acesso ao conteúdo do curso, além de espaço para inserção do autodiagnóstico e das evidências das informações prestadas.
As informações inseridas, pelo prestador, na plataforma VamosAcertar! foram visualizadas pela equipe do CISAB ZM responsável pela certificação das informações. Após todas as informações analisadas, o auditor foi ao prestador validar as informações e concluir o relatório.
Devemos ressaltar o grande sucesso do planejamento realizado pelo CISAB ZM, assim como o ganho em produtividade e redução de custos com a utilização da plataforma online.
Com esse modelo de execução, a auditoria que antes era prevista para ser realizada em 02 dias e meio, conseguiu ser executada em 03h30m no DMAES de Ponte Nova. A segunda auditoria em Raul Soares foi realizada em 04h30m, frente ao 01 dia e meio previstos.
Os relatórios de certificação gerados pelas auditorias realizadas foram encaminhados ao Ministério do Desenvolvimento Regional para análise e publicação.
Os relatórios podem ser vistos no link: https://www.cisab.com.br/regulacao/relatorios-acertar/