Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (31) 3891-5636(31) 3891-5636secretaria@cisab.com.br

SAAE Viçosa participa de reunião com associações de catadores e imprensa, realizada pelo Fórum Municipal Lixo e Cidadania

Publicado dia 13 de junho de 2019
Categoria:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, participou da reunião das Associações de Catadores ACAT e ACAMARE e integrantes do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Viçosa com a imprensa, na Câmara Municipal de Viçosa, onde foram apresentadas as mudanças já concretizadas na coleta de recicláveis no município e anunciar a extensão da coleta de recicláveis em diversos bairros de Viçosa.

O evento mediado pela Defensoria Pública Estadual (DPE), através do Dr. Glauco Rodrigues, defensor público da Comarca de Viçosa, além de representantes das duas associações de catadores, ACAMARE e ACATE, contou com a presença da ITCP/UFV, que realiza um trabalho de organização com os catadores, do SAAE que possui contrato de parceria com as Associações de Catadores e profissionais da imprensa local.

O material com potencial de reciclagem e reaproveitamento vem sendo coletado diariamente por dois caminhões, com motoristas e combustível cedidos pela Autarquia aos coletores das associações de catadores, em rotas organizadas nos bairros onde já existe a mobilização da coleta seletiva, mas conforme prevê o contrato com o SAAE deve se expandir para novos bairros ao longo do ano. Para isso é necessária a correta separação dos resíduos nas residências (lixo seco separado do lixo úmido).

O Diretor presidente do SAAE Luciano Piovesan destacou que a construção civil no município é extremamente verticalizada e concentrada na área central, sendo esta uma grande oportunidade para ser explorada na estratégia de coleta de recicláveis, colocando o SAAE à disposição das Associações. “Precisamos marcar uma reunião com os síndicos destes prédios visando uma parceria efetiva de coleta de recicláveis nos condomínios, que poderá dobrar em curto espaço de tempo a quantidade de materiais provenientes da coleta seletiva”, afirmou Piovesan.

Luciano Piovesan falou ainda aos organizadores e participantes do evento que “reciclar é mudança de hábito de cada cidadão, dentro das nossas casas e de nossos espaços de convivência e isso depende principalmente da população. Por isso a importância dos meios de comunicação pautarem em seus veículos esse tema”, afirmou o presidente do SAAE.

O SAAE possui contrato com as Associações que realizam a remoção dos resíduos sólidos provenientes da coleta seletiva de recicláveis. Os materiais recolhidos são levados a ACAMARE (Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa) e para a ACAT (Galpão da Rua Santana) onde são triados e embalados pelos membros das Associações, que vendem o material, revertendo os valores em prol da Associação que representa.

Além dos dois caminhões e dois motoristas cedidos diariamente, o contrato entre o SAAE e as Associações de catadores prevê o repasse do valor mensal de até R$ 40.000,00 (quarenta mil reais), divididos para as duas Associações durante os seis primeiros meses de contrato, sendo que a partir do sétimo mês os pagamentos serão proporcionais à produtividade de cada associação.