O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, atendendo recomendações da Secretaria Municipal de Saúde, instalou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros do Município containers para o descarte regular de máscaras e luvas utilizadas por particulares em prevenção à COVID-19.
O uso de máscaras em espaços públicos de Viçosa durante a pandemia é obrigatório, conforme a lei municipal nº 2.816/2020. Desde que entrou em vigor, fiscais da prefeitura notaram um aumento desse material descartado em locais indevidos. As máscaras são consideradas lixo hospitalar, portanto, não podem ser eliminadas junto com o lixo comum.
O SAAE e a Prefeitura Municipal de Viçosa estão realizando uma campanha informando sobre o descarte correto de máscaras e outros equipamentos com possibilidade de contaminação. A distribuição das lixeiras exclusivas para o descarte de máscaras utilizadas na prevenção ao coronavírus tem o objetivo de reduzir os riscos de contaminação da doença por objetos contaminados.
Segue as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Associação Brasileira Engenharia Sanitárias (ABES) para o descarte de máscaras usadas:
– Retirar a máscara pelo elástico ao redor das orelhas, sem tocar a parte frontal do tecido;
– Acondicionar a máscara usada numa embalagem dupla, ou seja, num saco plástico, fechá-lo, colocar dentro de um segundo saco plástico, amarrar novamente e descartar nas lixeiras específicas distribuídas nas UBS dos bairros;
– Após o descarte, lavar imediatamente as mãos com água e sabão ou álcool a 70% (líquido ou gel).
Com as devidas orientações de remoção e os novos containers específicos para descarte de máscaras, o SAAE e a PMV visam diminuir a propagação do COVID-19 na região.
Fonte: Assessoria de comunicação – SAAE Viçosa