A Assemae e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) promoveram em Viçosa (MG), no período de 21 a 25 de outubro, a penúltima oficina de “Criação e Estruturação de Serviços Municipais e Intermunicipais de Saneamento”. O evento reuniu 39 participantes de 18 municípios mineiros, entre eles, diretores de autarquias de saneamento, técnicos, reguladores, estudantes e servidores públicos.
A abertura da oficina foi realizada pelo diretor de Assuntos Institucionais da Assemae, Gabriel Alves, superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais (Cisab Zona da Mata), Iolanda Gonçalves, e pelo engenheiro da Superintendência Estadual da Funasa em Minas Gerais, Luís Valarini.
O evento abordou os principais conceitos que envolvem o setor de saneamento básico, bem como a legislação aplicada no Brasil, com ênfase nas áreas de planejamento, controle social, regulação e sustentabilidade econômica. Os participantes também conheceram o passo a passo para a elaboração de diagnóstico técnico, administrativo e operacional necessário durante a implantação de sistemas de saneamento.
Como trabalho final da oficina, os grupos apresentaram planos de negócio para a criação e/ou estruturação de serviços municipais de saneamento, com base em dados do Sistema Nacional de Informações em Saneamento (SNIS). A capacitação foi ministrada pelos instrutores Josiane Queiroz e Carlos Henrique.
Estiveram presentes representantes dos seguintes municípios mineiros: Bicas, São Geraldo, Viçosa, Lima Duarte, Mariana, Guidoval, Caratinga, Senador Firmino, Esmeraldas, Manhuaçu, Muriaé, Jequitibá, Matipo, Montes Claros, Tombos, Ouro Preto, Pocrane e Itabirito.
O evento faz parte do Termo de Colaboração nº 001/2015, firmado entre Assemae e a Funasa para a realização de 20 oficinas em diversas regiões do Brasil. Após cumprir com sucesso a execução dos 20 cursos previstos pelo projeto, a Assemae conseguiu realizar outras quatro capacitações adicionais. A última edição da oficina ocorrerá em Cuiabá (MT), de 18 a 22 de novembro.
Fonte: assemae.org.br